Arménia

A República da Arménia é um país sem saída ao mar localizado na região montanhosa na Eurásia, entre o mar Negro e o mar Cáspio, no sul do Cáucaso. Faz fronteira com a Turquia a oeste, Geórgia ao norte, Azerbaijão a leste, com o Irã e com o enclave Nakhchivan do Azerbaijão ao sul. Um país transcontinental na junção da Europa Oriental e Ásia Ocidental, a Arménia teve e continua a ter as extensas relações sociopolíticas e culturais com a Europa.

A ex-república da União Soviética, a Arménia é um estado unitário, multipartidário, democrático com uma antiga herança histórica e cultural. Actualmente a Arménia é membro de mais de 40 diferentes organizações internacionais, incluindo as Nações Unidas, o Conselho da Europa, o Banco Asiático de Desenvolvimento, a Comunidade dos Estados Independentes, a Organização Mundial do Comércio e a Organização de Cooperação Económica do Mar Negro. É um membro da aliança militar CSTO e também participa no programa (PPP) da Parceria para a Paz da OTAN.

O clima na Arménia é marcadamente continental. O verão é seco e ensolarado, com duração de junho até meados de setembro. A temperatura varia entre 22° e 36°C (71–97°F). No entanto, o nível baixo da humidade atenua o efeito das temperaturas altas. Os invernos são muito frios com bastante neve, com temperaturas que variam entre -10° e -5°C (14-23°F).