Azerbaijão
Azerbaijão (oficialmente a República do Azerbaijão), é o maior país e mais populoso na região do Cáucaso do Sul da Eurásia. Localizado no cruzamento da Europa Oriental e Ásia Ocidental, é limitado pelo Mar Cáspio, a leste, Rússia ao norte, a Geórgia, a oeste e noroeste, Arménia ao sudoeste, e o Irã ao sul. O território do país também abrange várias ilhas no Mar Cáspio. Azerbaijão, um país com uma população de etnia Azeri e a maioria xiita, é uma república secular e unitária.

A formação do clima no Azerbaijão é influenciada principalmente pelas massas frias de ar árctico do anticiclone escandinavo, do anticiclone siberiano, e anticiclone da Ásia Central. Em relação à diversidade da paisagem, as massas de ar têm maneiras diferentes de entrar no país. O Grande Cáucaso protege o país da influência directa de massas de ar frio, vindo do norte. Isso conduz à formação de clima subtropical na maioria das colinas e planícies do país. Entretanto as planícies e colinas são caracterizadas por altas taxas da radiação solar.

 Nove de 11 zonas climáticas existentes estão presentes no Azerbaijão. Tanto a temperatura mínima absoluta (-33°C / -27,4°F) como a temperatura máxima absoluta (46°C / 114,8°F) foram observadas em Julfa e Ordubad. A precipitação anual máxima cai em Lankaran (1600 a 1800 mm) e o mínimo em Absheron (200 a 350 mm).